GATORADE: PRIMEIRO LUGAR NA SEDE

Resumo do livro GATORADE: PRIMEIRO LUGAR NA SEDE

Lembra-se da guerra das Colas, com as Coca e a Pepsi disputando a cada ano a supremacia no mercado de refrigerantes? Ou da guerra dos hambúrgueres, as lendárias batalhas entre McDonald's e Burger King? Depois, é claro, vieram as guerras das bebidas esportivas. Se piscássemos, corrí­amos o risco de não vê-las, porque Gatorade derrotava rápida e definitivamente cada candidato rival. Embora algumas outras marcas detivessem pequenas participações no mercado, o fato é que Gatorade criou sozinho, a indústria de bebidas esportivas há 40 anos e a domina com tranqüilidade desde então. Porém, Gatorade é mais do que apenas um triunfo de marca. Em primeiro lugar, é um produto confiável com resultados cientificamente comprovados. Em segundo lugar, é uma história cativante, colorida e repleta de detalhes interessantes. Darren Rovell, jornalista competente e objetivo, relata cada evento importante da história da empresa. Com acesso sem precedentes aos inventores do produto, profissionais de marketing, analistas, observadores e figuras fundamentais da empresa no passado e no presente, Rovell reconta os treinos de futebol encharcados de suor, os primeiros protótipos (intragáveis) e o interesse comercial e financeiro que logo aconteceu depois dos primeiros êxitos da bebida no dia a dia do esporte. Depois vieram a publicidade, os patrocí­nios, as colocações do produto (muitas delas fortuitas) e, finalmente, os dois eventos principais que consagraram de uma vez por todas as condições de í­cone de Gatorade - o infalí­vel "banho de Gatorade" e a aprovação "Be Like Mike" de Michael Jordan. Com imparcialidade impecável, Gatorade também proporciona informações privilegiadas sobre as negociações, as batalhas, os lití­gios, as fusões e aquisições, as estratégias de produto, os golpes de sorte e, até mesmo, os passos em falso (não muitos). Rovell coloca o leitor dentro de laboratórios e sessões de brainstorning, em reuniões do Conselho de Administração e em filmagens de comerciais, nas laterais do campo de jogo e nos bancos de reserva e no cí­rculo do vencedor em eventos NASCAR. O livro identifica nove "Regras de Gatorade", princí­pios empresariais que ajudaram o produto a se tornar uma das marcas mais dominantes de todos os tempos. Muito antes de a América saber o que era "sentir sede até a alma", uma equipe de cientistas universitários já inventara algo para saciá-la. Gatorade é a história do produto, da empresa e do fascí­nio da América pelo inigualável Gatorade.

Autor: Darren Rovell
Editora: M. Books
Ano de Lançamento: 2007
Número de Páginas: 223
ISBN: 8576800098

Fonte:www.submarino.com.br

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