No dia 20 de julho de 1944 o coronel Claus Von Stauffenberg colocou uma bomba a menos de um metro de Adolf Hitler, durante a realização de uma conferência no Quartel General do Führer em Rastenburg. O artefato explodiu, mas uma incrível sucessão de casualidades e coincidências fizeram com que o ditador alemão saísse ileso do atentado. O golpe de Estado que logo depois se realizou em Berlim, também seria vítima da mesma fatalidade, estando condenado ao fracasso. O regime nazista nunca estivera tão perto de ser derrocado, mas, tal como o seu líder, sobreviveu milagrosamente.
Jesús Hernández relata os detalhes do complô, seus personagens, tensões e dramas, conduzindo-nos até um lugar chamado Wolfsschanz(Toca do Lobo), onde vivia Hitler. Ao mesmo tempo, ele traça um preciso retrato de Claus Von Stauffenberg e dos conjurados que se uniram na operação que poderia ter mudado a história do século XX, mas que, pelo contrário, trouxe como seqüela, a mais prejudicial ao futuro dos alemães, o fortalecimento da idéia de que era o destino que guiava Hitler.
Segundo autor, a sobrevivência significou para o ditador um sinal divino. Ele mostrava suas calças rasgadas a todo o mundo, bem como o seu casaco com um enorme buraco nas costas, como se fossem provas palpáveis de que se "salvara milagrosamente" e que, portanto, era um escolhido. Operação Valkíria ainda traz fatos históricos importantes que contribuem para contextualização do leitor, como, por exemplo, as manchetes dos principais veículos alemães e europeus no dia seguinte ao atentado, outras histórias de atentados contra o Führer, além do pronunciamento de Hitler após o ataque dos conspiradores. Trata-se de uma obra fundamental, em que o leitor encontrará uma análise completa das razões que levaram a Operação Valkíria ao fracasso.
Autor: Jesãšs Hernandez
Fonte:www.submarino.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário