RESUMO DO LIVRO DEZ BONS CONSELHOS DE MEU PAI
Manuel Ribeiro, o pai do escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, era um homem estudioso e sempre foi exemplo e inspiração para o filho. Foi professor de história e de direito, ocupou vários cargos importantes, como o de diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica de Salvador. Na política, foi deputado estadual em Sergipe e vereador em salvador. Mas afora todos esses títulos socialmente importantes, Manuel Ribeiro foi um bom pai.
Construiu junto com a mulher, Maria Felipa Osório Pimentel, uma casa cheia de livros, com uma biblioteca que se espalhava por todos os cômodos e contemplava todos os gêneros que se podiam imaginar: romance, filosofia, política, esoterismo. João Ubaldo, o filho mais velho do casal, inserido nessa atmosfera, descobriu que estavam nos livros as suas vontades. Sem que ninguém mandasse, o João menino vivia mergulhado nas histórias.
Em Dez Bons Conselhos de Meu Pai, o romancista Ubaldo Ribeiro, considerado um dos escritores mais importantes do país e autor de livros indispensáveis na literatura contemporânea, traduz em sentenças curtas, mas essenciais, o resumo das diretrizes de vida mais importantes passadas por seu pai. Coisas como: não seja burro, não seja amargo e nunca seja medroso são apenas alguns deles.
Rigoroso, Manuel era um pai atento à educação do filho mais velho, fazendo com que João decorasse versos e mais versos e recorrer ao dicionário a cada palavra que não conhecia. Manuel ensinou João a amar os livros, o valor do estudo, a vontade de saber sempre mais e, com isso, contribuiu para a construção de um dos mais importantes autores da literatura brasileira. Seus bons conselhos e a visão de mundo que deixou de legado ao filho, são generosamente compartilhados pelo autor baiano.
Autor: João Ubaldo Ribeiro
Editora: Objetiva
Ano de Lançamento: 2011
ISBN: 9788539001699
Formato: 19,5 x 23,5 cm
Número de Páginas: 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário