RESUMO DO LIVRO O PERFECCIONISTA: A VIDA E A MORTE DO CHEF BERNARD LOISEAU
Bernard Loiseau conseguiu a mais alta distinção da culináriaeuropéia, as três estrelas do guia Michelin – privilégio, na época, concedido a apenas 25 chefs europeus –,além ter sido um chefe de Estado. Apesar do sucesso, ele estarreceu o mundo daculinária ao tirar a própria vida em fevereiro de 2003. O guia GaultMillau tinha há pouco rebaixado a cotação do restaurante de Loiseau, e rumores davamconta de que ele estaria prestes a perder a terceira estrela no Michelin – previsão que se mostrou inexata.
O jornalistaRudolph Chelminski, amigo de Loiseau, acompanhou de perto a ascensão ao pináculodos restaurateurs franceses, e nos oferece um passeio privilegiado poresse santificado reino da culinária. Operfeccionista é a história de um adolescente sonhador que trabalhou pesadopara subir na vida, saindo da completa obscuridade para se tornar proprietáriode três famosos restaurantes em Paris, e figura central na reconstrução do La Cote d’Or, uma centenária,decrépita e já desacreditada estalagem transformada em luxuoso restaurante ehotel.
Bernard Loiseauparecia ter tudo – uma linha de produtos culinários com o seu nome, presençasregulares na televisão e na imprensa, uma bela e inteligente esposa e trêsfilhos adoráveis – e, no entanto, apesar da energia e do entusiasmo, eraatormentado por dúvidas em relação a si mesmo e pelas eventuais críticas.
Um olhar semretoques na intimidade de um distinto grupo mergulhado em competição, guerrasculturais e padrões praticamente inatingíveis, O perfeccionista é um retrato vívido do sofisticado e cruel mundoda gastronomia francesa.
Autor: Rudolph Chelminski
Editora: Record
ISBN: 8501074047
Formato: 16x23
Número de Páginas: 420
Nenhum comentário:
Postar um comentário