OS SEGREDOS DA CAPELA SISTINA

Resumo do livro OS SEGREDOS DA CAPELA SISTINA

As mensagens secretas de Michelangelo no coração do Vaticano

Em Os Segredos da Capela Sistina, Benjamin Blech e Roy Doliner defendem a tese de que Michelangelo teria inscrito em seus afrescos mensagens que permaneceram por mais de cinco séculos ocultas. Para atacar o papado, o artista teria usado seus conhecimentos dos textos judaicos e cabalí­sticos antagônicos à doutrina cristã estabelecida, transmitindo em sua pintura aquilo em que verdadeiramente acreditava.
Os autores revelam pela primeira vez como Michelangelo teria conseguido promover secretamente os seus próprios ideais ? especialmente os ligados ao humanismo, ao neoplatonismo e à tolerância universal ? sem que a Igreja Católica percebesse. Explicam ainda como o gênio florentino pintou o maior afresco do mundo católico sem usar ao menos uma única figura cristã; e como, além das sibilas, representou apenas personagens da Bí­blia Hebraica.
No perí­odo renascentista, era comum artistas incorporarem camadas múltiplas de significado em suas obras, já que em tempos de intolerância e perseguição religiosa eles não ousavam expressar abertamente aquilo em que acreditavam. Neste livro, os autores revelam como Michelangelo, com suas intenções ocultas, escapou da censura papal sobre seu trabalho e conseguiu realizar este ato corajoso: "Às vezes, ele usava códigos ou alusões simbólicas que eram parcialmente escondidas; por vezes, sinais que poderiam ser percebidos e entendidos somente por certos grupos religiosos, polí­ticos e esotéricos. (...) São mensagens que ecoam nos dias de hoje com seu apelo corajoso para a reconciliação entre a razão e a fé, a Bí­blia Hebraica e o Novo Testamento, e entre todos que se irmanam na busca sincera pela fé verdadeira e no serviço de Deus", completam.
Em Os Segredos da Capela Sistina, são apresentadas respostas abrangentes para a maioria das questões que durante séculos atormentaram os especialistas em teologia e história da arte, assim como os pesquisadores e aficionados.

Tradução: Saulo Adriano



Autor: Benjamin Blech & Roy Doliner

Fonte:www.submarino.com.br

Nenhum comentário: