O formato é o de um livro, mas Ortografia: Dicas do Professor Sérgio Nogueira parece mais a transcrição de uma aula daquelas que parecem contemplar tudo que você realmente precisa saber sobre língua portuguesa. Dividido em seis capítulos, o conteúdo é formado pelas questões gramaticais que mais nos causam incômodo no dia a dia. Estão ali o uso do hífen, o uso dos acentos gráficos e, como não poderia deixar de ser, a nova reforma ortográfica.
O professor Sérgio Nogueira começa contrariando quem considera a língua portuguesa a mais complicada e difícil do mundo. Lembra logo as letras mudas do francês e a riqueza de fonemas do inglês. Aproveita para apresentar aos leitores aspectos da história da nossa língua, como os sistemas ortográficos existentes até a década de 1940. O que usamos hoje em dia foi instituído em 1943 e levemente alterado em 1971.
Ortografia, como ele bem afirma, é assunto polêmico. Por isso, é preciso tratá-lo com cuidado. Regras existem muitas, mas nem tudo pode ser explicado tão facilmente. Como dizer o motivo de exceção ser com ç e excesso com ss, sendo tão parecidas? Por isso, na prática, como ressalta o professor Sérgio, o que nos leva a saber ortografia é o bom hábito de ler e de escrever. "É a nossa memória visual que nos impede de escrever errado." Depois de tanto bater o olho em uma palavra, dificilmente a escreveremos errado - a menos, claro, que conheçamos uma forma equivocada.
Em cada um dos capítulos, são ensinadas e relembradas regras gramaticais importantes e muito úteis para uma boa escrita. O professor começa com dicas sobre o uso das letras e oferece aos leitores uma lista de palavras apontando para sua grafia oficial, como no caso de asterisco e nunca asterístico ou de calvície e não calvice. Ele mostra também palavras que hoje já aceitam dupla grafia, como aterrissar e aterrizar, arteriosclerose e aterosclerose, berinjela e beringela, entre outras tantas. Segue dando aula sobre homônimas e parônimas e o uso do hífen.
Há espaço ainda para curiosidades ortográficas. Entre elas, o uso de por que, porque, por quê, porquê. Sugere aos alunos/leitores algumas tarefas de casa.
Autor: Sã‰rgio Nogueira Duarte
Editora: Rocco
Ano de Lançamento: 2009
Número de Páginas: 168
ISBN: 9788532522863
Fonte:www.submarino.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário