RESUMO DO LIVRO CAIXA AGATHA CHRISTIE
A caixa contém três dos maiores clássicos da Rainha do Crime. De quebra, as orelhas são assinadas por importantes autores contemporâneos: Luiz Rufatto (E não sobrou nenhum), Álvaro Cardoso Gomes (Cinco porquinhos) e Santiago Nazarian (O assassinato de Roger Ackroyd), além das capas de Mariana Newlands.
Os mistérios
E não sobrou nenhum (384 páginas) é suspeito de ser o maior clássico das histórias de suspense. Dez pessoas que não se conhecem recebem um mesmo convite para passar um fim de semana numa ilha particular. Na primeira noite, logo após o jantar, elas ouvem uma voz acusando cada uma de um crime cometido e ocultado no passado. Então, mortes inexplicáveis, além inescapáveis, começam a acontecer. E a cada convidado eliminado, também desaparece um soldadinho de um grupo de dez que enfeita a mesa de jantar. Quem poderia saber dos dez diferentes crimes? Quem se arvoraria em seu juiz e carrasco? Como escapar da próxima execução? Como não ler até o fim?
Cinco porquinhos (288 páginas), por sua vez, é um dos maiores clássicos do mais do que clássico detetive Poirot. Tudo começa com uma carta, cuja autora não faz mistério de sua identidade: é Carla Lemarchant, jovem alta e esbelta de vinte e poucos anos; o tipo de mulher para quem definitivamente se olhava duas vezes. E ela se apresenta para pedir, simplesmente, que Poirot resolva um crime, desfaça uma injustiça e limpe um nome O crime: o assassinato de seu pai, o célebre pintor (e ainda mais célebre mulherengo) Amyas Crale; a injustiça: a condenação de sua mãe, a bela Mrs. Crale, pelo assassinato; o nome: a dessa mesma Mrs. Crale, já falecida (estamos dezesseis anos depois do crime), que sua filha jura ser inocente, apesar de todas as provas em contrário. Resta, naturalmente, encontrar o verdadeiro assassino: uma das cinco pessoas que estavam na casa do pintor no dia fatídico...
O assassinato de Roger Ackroyd (312 páginas), sem qualquer sombra de dúvida, é outro dos grandes clássicos do detetive belga. Três estranhas mortes em sequência despertam grande curiosidade numa velha moradora de uma pequena vila inglesa. Elas envolvem, respectivamente, um assassinato, um suicídio e um segundo assassinato. O primeiro corpo é o de um homem cuja mulher, pouco depois, se suicida. Seu suicídio é, por sua vez, seguido pela morte de um segundo homem que se descobre ser amante dela. Também se descobre que a mulher estava sendo chantageada, justamente em função de haver matado o marido para poder ficar com o amante... O assassino de seu amante talvez seja, então, o chantagista, que estaria para ser descoberto ou talvez não seja. Quando tudo isso acontece, está por ali um visitante, chamado Hercule Poirot. Só três pessoas podem, então, descobrir a verdade: a velha senhora inglesa, o bom detetive belga e o caro leitor brasileiro.
Autor: Agatha Christie
Editora: Globo
ISBN: 9788525049223
Formato: 14 x 21 cm
Número de Páginas: 984
Nenhum comentário:
Postar um comentário