RESUMO DO LIVRO LONELY PLANET CALIFÓRNIA
Das montanhas do norte, passando pelas vinícolas de Napa e Sonoma, pela histórica Sierra Nevada e por impressionantes parques nacionais repletos de rochedos, até o charme boêmio da costa sul, a Califórnia é o estado dourado dos Estados Unidos e, não à toa, o destino desejado por muitos. O guia Califórnia, lançamento da Globo Livros, mostra que os encantos da região vão muito além de Los Angeles, San Diego e San Francisco, o famoso trio de metrópoles da costa oeste norte-americana. Amantes da natureza, da gastronomia e, acredite, da história a Corrida do Ouro do século 19 é só o começo ficarão inspirados pela enorme variedade de atrações que se espalham de norte a sul.
O leitor conhecerá a fundo a região antes mesmo de colocar o pé na estrada de preferência, na cinematográfica Pacific Coast Highway (PCH), que serpenteia à beira-mar por incríveis 1.600 km, ou na panorâmica Mulholland Drive, em Los Angeles. Com belas fotos, o guia traz informações detalhadas de como, por que e quando ir para cada lugar. Em Sierra Nevada, por exemplo, pode-se praticar esqui e snowboard em picos gelados, nadar nas águas cristalinas do Lago Tahoe ou explorar cidades sonolentas e minas abandonadas, no autêntico estilo Velho Oeste: tudo depende da época escolhida para a viagem e do interesse do viajante. Dicas que só um crítico experiente poderia dar (onde comprar tâmaras orgânicas ou tomar um chá da tarde no mais puro estilo Alice no País das Maravilhas) são outro ponto alto do modo Lonely Planet de guiar seus leitores.
Subdividida em treze áreas (e capítulos) principais, a Califórnia é esmiuçada ao máximo em suas diversas facetas. Os grandes capítulos são: San Francisco, Marin County e Bay Area, Napa, Costa Norte e Redwoods, Montanhas do Norte, Gold Country e Vale Central, Lago Tahoe, Yosemite e Sierra Nevada, Costa Central, Los Angeles, Disneylândia, San Diego e, por último, Palm Springs e desertos.
O livro traz ainda seções de dicas específicas, tais como um plano de viagem à Disneylândia e uma lista de locações de filmagem para viajar no tempo e se juntar às estrelas de Hollywood, como Dustin Hoffman percorrendo a Bay Bridge no clássico filme A Primeira Noite de um Homem. São 800 páginas que prestam um serviço não só útil, mas de fato transformador para o viajante, que entenderá, logo de cara, que a Califórnia não se resume à sua fama de moderninha e luxuosa.
É claro, porém, que também há modernidade e luxo e muito. Da Califórnia saem ideias futuristas a toda hora, como novos softwares, arte interativa, biotecnologia e o leitor saberá exatamente onde encontrá-los. Los Angeles, como o guia detalha no longo capítulo dedicado à capital do cinema, é a representante na Terra do estilo urbano chique, povoada por lofts e galerias de arte em Downtown, hotéis e mansões em Beverly Hills e por uma divertida decadência em Hollywood, com sua Calçada da Fama e o famoso Graumans Chinese Theatre.
Mas o guia convida, sobretudo, a explorar a exuberante natureza desse estado tão bem localizado entre o Oceano Pacífico, as montanhas e o deserto, com nada menos do que 10 milhões de km2 de bosques nativos. Da região rochosa do Big Sur, com sua beleza pouco comentada (mas indiscutível), até a fronteira com o estado de Oregon, sequoias gigantescas e milenares há algumas de 5 mil anos definem a paisagem dos lindos parques nacionais, alguns deles declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, entre os quais o célebre Yosemite National Park. No santuário marinho da baía de Monterey, é possível avistar baleias no inverno. E, nas praias de areia fina da costa sul, rodeadas de palmeiras ondulantes, o surfe é o esporte do passado e do momento, e é difícil não tentar, pelo menos, se equilibrar numa prancha para isso, basta seguir as sugestões do guia, que lista escolas especializadas em treinar iniciantes.
Se amantes de história não perderão oportunidades, fãs de cinema não saberão para onde olhar primeiro. Que tal para a assustadora ilha Alcatraz, na costa da hipponga San Francisco, com seu centro de arranha-céus, sua visível defesa de direitos gays e, claro, a majestosa Golden Gate? Ou para as janelas do trem Amtrak, que passa por belíssimas praias do sul, parando na graciosa Santa Bárbara, um dos recantos preferidos das estrelas hollywoodianas?
O guia não deixa dúvidas de que a deliciosa atmosfera californiana atrai aventureiros de todas as idades. No sul do estado, a criançada vai se maravilhar: da magia da Disneylândia, o parque mais visitado da região de Anaheim, ao mundialmente conhecido zoológico de San Diego (que tem até ursos polares), programas familiares não faltam. A Califórnia atende a todos os sonhos e eles estão, felizmente, reunidos num mesmo guia da Lonely Planet.
Outros títulos da Lonely Planet publicados pela Globo Livros
Grandes viagens
Lonely Planet Amsterdã
Lonely Planet Argentina
Lonely Planet Barcelona
Lonely Planet Berlim
Lonely Planet Buenos Aires
Lonely Planet Cuba
Lonely Planet Croácia
Lonely Planet Espanha
Lonely Planet Florença e Toscana
Lonely Planet França
Lonely Planet Grécia
Lonely Planet Istambul
Lonely Planet Londres
Lonely Planet Miami e Keys
Lonely Planet Nova York
Lonely Planet Paris
Lonely Planet Praga
Lonely Planet Roma
Autor: Vários
Editora: Globo
ISBN: 9788525052667
Formato: 12,8 cm x 19,7 cm
Número de Páginas: 800
Nenhum comentário:
Postar um comentário