AS LEIS DA FRONTEIRA

Capa do livro As Leis da Fronteira

RESUMO DO LIVRO AS LEIS DA FRONTEIRA

Mais um Javier Cercas chega ao Brasil. E a boa notícia é que este novo romance confirma o juízo de Mario Vargas Llosa sobre a arte do autor, no lançamento de Soldados de Salamina. Em 2001, o Nobel escreveu no jornal El País que o livro, magnífico, merecia ser lido por muita gente — sugestão plenamente aceita, a julgar pelo mais de 1 milhão de exemplares vendidos e por sua adaptação ao cinema — para as pessoas poderem comprovar que a literatura séria, “que se atreve a abordar temas complexos, também é capaz de encantar o leitor, bem como afetá-lo de outras maneiras”, que é exatamente o que acontece com este As leis da fronteira.

A trama é aparentemente simples, mas nem por isso menos envolvente: Ignacio Cañas, um adolescente de classe média, conhece, num fliperama do seu bairro, dois delinquentes da sua idade, Zarco e Tere, que vivem no lado pobre da cidade, e esse encontro mudará sua vida para sempre. Trinta anos depois, um escritor colhe material para um livro sobre a vida de Zarco que, nesse meio-tempo, se transformara num mito da delinquência juvenil.

Embora desta vez o foco da narrativa se desloque de forma mais evidente da Grande História — a Guerra Civil, em Soldados de Salamina; a Guerra do Vietnã em A velocidade da luz; o golpe de 23-F, em sua obra anterior, Anatomia de um instante> — para a pequena, aqui também temas fundamentais estão presentes: o lado selvagem da transição espanhola, marcado por assaltos e pela droga; a denúncia da desigualdade que, com suas fronteiras mais ou menos visíveis, divide as cidades; o mito da delinquência juvenil, que o autor se propõe a demolir, e a crítica feroz à mídia que ajudou a construí-lo.

Com esse material rico e diverso, um narrador que renuncia a qualquer maniqueísmo e trata seus personagens com compreensão cervantina tece um relato intenso que oculta sua extraordinária densidade sob uma superfície transparente, cativando o leitor desde a primeira linha. O sucesso de público e crítica na Espanha e a tradução do romance para várias línguas são provas de que a literatura séria a que Llosa se referia não tem mesmo por que ser aborrecida.

O autor

Javier Cercas nasceu em Ibahernando (Espanha), em 1962. Além de escritor e tradutor, é professor de literatura espanhola na Universidade de Girona e colaborador do jornal El País. Lecionou durante dois anos na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, período durante o qual publicou sua primeira obra, o livro de contos El móvil, em 1987. Atualmente com dez livros publicados, Cercas vem se destacando entre os novos autores espanhóis. Anatomia de um instante foi traduzido para oito línguas e recebeu, entre outros, o Prémio Nacional de Narrativa (Espanha), em 2010, e o Prêmio Salone Internazionale del Libro (Torino, Itália), em 2011. Foi indicado pela revista The New Yorker como um dos principais livros de 2011. Cercas foi convidado da Flip 2012 (Festa Literária Internacional de Paraty).

Outras obras de Javier Cercas publicadas pela Biblioteca Azul

Anatomia de um instante

Soldados de Salamina

A velocidade da luz


Compre Este Livro nas Livrarias Abaixo

Submarino.com.brSaraiva.com.br

O Sinopse do Livro está de cara nova. Acesse http://www.sinopsedolivro.net para visitar o nosso novo site com esta e muitas outras sinopses e novas funcionalidades
Para outras informações e opiniões de outros leitores sobre o livro As Leis da Fronteira, acesse http://www.sinopsedolivro.net/livro/as-leis-da-fronteira.html

Autor: Javier Cercas

Editora: Globo

ISBN: 9788525055620

Formato: 14 x 21 cm

Número de Páginas: 432

Fonte:Editora Globo

Nenhum comentário: