OS PASTORES DA NOITE

Resumo do livro OS PASTORES DA NOITE

Escrito às vésperas do golpe militar de 1964, este romance modelar se constrói em três partes autônomas, interligadas por personagens comuns: prostitutas, boêmios, vigaristas, a comunidade notívaga de Salvador, com suas leis e valores próprios — o culto à cachaça, o ódio à polícia, o horror ao trabalho.

Na primeira parte, o cabo Martim, craque dos baralhos marcados e dos dados viciados, sedutor cobiçado, aparece com companheira fixa e planos de constituir um lar. A notícia cai como uma bomba entre os pastores da noite. A segunda narrativa trata do batizado do filho de Massu, negro musculoso que ganha a vida fazendo pequenos fretes. O padrinho do menino é o próprio Ogum, e assim o batizado mobiliza a noite da cidade, embaralhando candomblé e catolicismo. Na última parte, a ocupação do morro do Mata Gato por desabrigados desencadeia um conflito social e político. O dono do terreno recorre à polícia, mas entram em cena outras forças e interesses: autoridades governamentais, imprensa corrupta, banqueiros do jogo do bicho.

O romance foi levado ao cinema em 1975 pelo francês Marcel Camus, e em 1995 a segunda parte do livro virou a minissérie de tv O compadre de Ogum.


Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras
Ano de Lançamento: 2009
Número de Páginas: 312
ISBN: 9788535914528
Fonte:www.livrariasaraiva.com.br

Nenhum comentário: