RESUMO DO LIVRO INDICADORES AMBIENTAIS E RECURSOS HÍDRICOS
Indicadores Ambientais e Recursos Hídricos, de Antônio Pereira Magalhães Júnior, é um livro voltado a todos aqueles que se preocupam com a situação do meio ambiente e, especificamente, os recursos hídricos no Brasil. Trata diretamente de dois temas multidisciplinares que despertam cada vez mais a atenção de diferentes setores da sociedade brasileira: a qualidade ambiental e a necessidade de gestão sustentável dos recursos hídricos.
Temos assistido a uma recente explosão de estudos que demonstram a gravidade da situação ambiental do planeta. Os históricos processos de superexploração e poluição dos corpos d’água em quantidade e qualidade ocorrem, inclusive, em países ricos em água doce como o nosso.
Este livro busca auxiliar as iniciativas de proteção dos recursos hídricos no Brasil, a partir do estudo de um instrumento de gestão ainda relativamente pouco aplicado no país: os indicadores ambientais. Eles são informações dinâmicas no tempo e no espaço, com reconhecidas qualidades para auxiliar os processos decisórios na proteção de recursos hídricos. Em situações de escassez de dados, eles potencializam as qualidades do que está disponível e sinalizam as lacunas de informação.
Nesse enfoque, os indicadores ambientais vêm ganhando atenção em diversas partes do mundo, com destaque para países como Holanda, Estados Unidos, Canadá e França; neste último, a experiência de gestão participativa, iniciada em 1964, embasou a Política Nacional de Recursos Hídricos. Por isso, estudamos detalhadamente a experiência francesa da utilização de indicadores, considerando as similaridades do sistema de gestão, mas também as marcantes diferenças físicas e socioeconômicas, em relação ao Brasil.
Dessa forma, Indicadores Ambientais e Recursos Hídricos, de Antônio Pereira Magalhães Júnior, apresenta um quadro da realidade dos indicadores ambientais potencialmente úteis no Brasil e um suporte metodológico de construção e utilização de indicadores na gestão de recursos hídricos. Neste sentido, é destacada a importância da representação visual das informações ambientais. A cartografia pode potencializar a qualidade das informações e a sua compreensão pelos diversos setores da sociedade, incluindo os representados nos Comitê de Bacia Hidrográfica. É uma importante contribuição para as iniciativas em prol do estudo e da proteção das águas brasileiras.
Autor: Antônio Pereira Magalhães Júnior
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 8528612465
Formato: 14X21
Número de Páginas: 688
Nenhum comentário:
Postar um comentário