RESUMO DO LIVRO A FILOSOFIA PERENE
Aldous Huxley é um autor plural: sua vasta obra é feita de livros que adotam, cada um, uma forma, e respondem, cada qual, a uma grande questão. Se Admirável mundo novo trata de uma das maiores distopias ficcionais de todos os tempos, e Portas da percepção é um relato e defesa do desregramento de todos os sentidos através de drogas rituais, A filosofia perene traz uma interpretação dos grandes místicos do Oriente e do Ocidente.
Entenda-se por filosofia, aqui, seu sentido original, de amizade pelo saber. E por saber, o conhecimento existencial ou espiritual. Trata-se então de identificar certo conhecimento espiritual universal, que transcenderia épocas e culturas. Huxley busca uma base comum aos múltiplos saberes religiosos e místicos, que seria o grande conhecimento a ser alcançado pelo homem, e produz no processo esta verdadeira antologia universal de tal saber.
Com conhecimento enciclopédico, abarca então o conjunto das culturas conhecidas e da história escrita. Talvez não haja, apesar de tudo, a resposta única que Huxley buscava para a grande crise da cultura ocidental de seu tempo. Mas com certeza sua busca ainda tem muito a ensinar a uma cultura ocidental que, se mudou muito desde então, manteve algo de fundamental: seu estado de crise profunda. E a percepção profunda de que o mundo, afinal, é um só.
Matéria da revista Vida Simples, de novembro de 2010
Autor: Aldous Leonard Huxley
Editora: Globo
ISBN: 9788525048875
Formato: 14 x 21 cm
Número de Páginas: 448
Nenhum comentário:
Postar um comentário