ESTRATÉGIAS PARA A LARANJA NO BRASIL

Resumo do livro ESTRATÉGIAS PARA A LARANJA NO BRASIL

Este livro traz informações importantes para a cadeia produtiva da laranja do Brasil. A obra conta com os seguintes assuntos: Começa mostrando um método para analisar cadeias produtivas, base para o estudo feito com a laranja. Abordados esses conceitos, é contada a história da laranja no Brasil, contemplando os acontecimentos mais importantes ocorridos desde a chegada da cultura ao paí­s

Também são vistos os perfis dos insumos para a produção citrí­cola , desde indústrias de fertilizantes (sólido, lí­quido e foliar), corretivos, passando por defensivos, setor de mudas, máquinas, implementos e equipamentos de irrigação. Em seguida, são apresentados dados do setor de produção citrí­cola, entre as principais regiões produtoras, indicadores de produção e fatores de gestão.

Vistas as principais caracterí­sticas da produção citrí­cola, nos capí­tulos a seguir, são abordados dados das empresas a jusante à produção, como indústria processadora de citros, empresas de suco pronto pra beber voltadas ao mercado doméstico, packing houses, o mercado doméstico de frutas in natura e as exportações brasileiras de frutas frescas. São trazidas também informações de distribuição, contemplando o setor atacadista e varejista brasileiro e do comportamento do consumidor final. Finalmente, são trabalhadas as associações e as empresas facilitadoras envolvidas na cadeia citrí­cola e são apresentadas a agenda citrí­cola e as ações que devem ser implementadas, visando, de forma integrada, melhorar a coordenação e a competitividade da cadeia.

A obra é resultado de dois projetos realizados pelo programa de Estudos de Negócios do Sistema Agroindustrial (PENSA/USP) em 2004. O primeiro, encomendado pelo Fundecitrus, para caracterizar e quantificar a cadeia produtiva de citros. O segundo, de iniciativa da Laranja do Brasil, para avaliar e criar estratégias para o desenvolvimento do mercado doméstico de suco de laranja e laranjas frescas, visando criar um forte mercado que contrabalance a excessiva dependência que hoje o sistema produtivo citrí­cola tem das exportações.

Autor: Marcos Fava Neves & Frederico Fonseca Lopes


Fonte:www.submarino.com.br

Nenhum comentário: