Microcosmo do Egito moderno, um antigo prédio no centro do Cairo abriga os conflitos amorosos e políticos de personagens das várias camadas da sociedade egípcia, agora obrigados a viver sob o mesmo teto
No início do século XX, o elegante Edifício Yacubian era habitado por ministros de Estado e estrangeiros. Ao longo dos anos, as reviravoltas políticas transformaram o edifício e o centro do Cairo num cenário decadente. Então vieram os novos habitantes: provindos das classes mais baixas da população, ocuparam o teto do prédio antes destinado ao armazenamento de quinquilharias. E foi aí que começou a confusão.
Passadas durante a Guerra do Golfo, as histórias deste livro - como as do velho aristocrata Zaki Bek, saudoso do Cairo europeizado, e do jovem Taha, o filho de porteiro que sonha entrar para a polícia - traduzem os dilemas de um país que, após décadas de submissão ao Ocidente, tornou a orientalizar-se.
Intercalando diversas tramas como numa telenovela, Alaa Al Aswany apresenta uma série de personagens carismáticos, prestes a enfrentar os principais dramas da sociedade egípcia contemporânea: da opressão sexual de mulheres e homossexuais à repressão financeira da ditadura; da corrupção política ao recrudescimento do fundamentalismo religioso.
Tradução do árabe: Paulo Farah
Autor: Alaa Al Aswany
Nenhum comentário:
Postar um comentário