A HISTÓRIA DE AMOR DE FERNANDO E ISAURA


Resumo do livro A HISTÓRIA DE AMOR DE FERNANDO E ISAURA

"A História do Amor de Fernando e Isaura" é uma paixão proibida. Um amor tão verdadeiro e intenso que, impedido de ser vivenciado em toda a sua plenitude, encaminha-se para um trágico desfecho. Até hoje o único romance do autor que não se passa na Paraíba e, além disso, ao contrário do que parece em toda a sua obra, o Sertão encontra-se praticamente ausente da narrativa: seu cenário é Alagoas, com grande parte das ações decorrendo nas proximidades do mar.

Autor:
Ariano Suassuna

8 comentários:

Anônimo disse...

ameiii esse livroo

Anônimo disse...

esse livro e um saco

Anônimo disse...

questão de opinião o comentário acima, particularmente acho um romance muito bom de ser lido.

Raphael Reichmann Rolim disse...

Isto não é nada mais que uma opinião pessoal.

Bem, acredito que tenho certa experiencia literária. Devemos situar o livro em seu tempo. Apesar disso, na minha sincera opinião, Suassuna nunca conseguiu me atingir. A história pode até ser um pouco interessante, mas o modo como escreve — ao menos para mim — não é nem um pouco cativante; uma história sem base. O desenvolvimento psicológico dos personagens não é tão bom quanto me prometeram ser, as descrições do Nordeste brasileiro podem até ser interessantes, algumas vezes, mas não creio que isso seja suficiente para montar um livro. Além disso, a história não é completamente original; não sei qual sua semelhança com Tristão e Isolda, pois nunca li este segundo, mas pelo fato de ser baseado em um romance já escrito, imaginava que então o autor pudesse focar melhor em outros aspectos do livro além da linha principal da história, deixando-a mais interessante e cativante. Pelo menos a mim, Suassuna deveria ter trabalhado muito mais em sua obra, para merecer o peso social que seu nome carrega.

sara disse...

o livro é ótimo!
e pra quem não consegue entender a amplitude do romance e a semelhança com a historia de tristão e isolda(essa que fora prometida ao tio de tristão, assim como em Fernando e isaura, dentre outras) e tem a opinião pré-conceituosa de que o nordeste é apenas sertão, realmente não tem respaldo para falar sobre a obra muito menos sobre a pessoa e nome de Ariano Suassuna.

Anônimo disse...

Bem... acho um pouco chato ouvir uma pessoa, desconhecida, afirmando que o fato de eu não ter gostado se deve a minha incapacidade em entendê-lo. Além disso... moro no Nordeste (Paraíba), e sei muito bem que o Nordeste não é só Sertão... Me pareceu que seu comentário estava diretamente direcionado a mim e, caso não esteja, me desculpe por todo meu comentário. Não o escrevi para atingir ninguém pessoalmente.

Anônimo disse...

esse livri é um saco eu tinha prova dele amanhã e mesmo assim não consegui ele de tão chato que é e em um monte de gente metida a intelectual aee dizendo que é bom e tal... mais no fundo sabem que é chato . seus metidinhos hipócritas

Anônimo disse...

A história é boa sim se vc conhece o "Tristão e Isolda" saberia disso , porém para o nosso contexto ele esta atrasado.