UM HOMEM. UM RABINO
Resumo do livro UM HOMEM. UM RABINO
Ao longo de mais de trinta anos de trabalho na Congregação Israelita Paulista, Henry Sobel tornou-se a face mais conhecida da comunidade judaica brasileira. Sua influência, porém, estendeu-se para muito além dos limites do rabinato: a atuação como defensor dos direitos humanos, o empenho pelo diálogo inter-religioso e as posições polÃticas liberais o colocaram em constante evidência na história recente do país.
Neste livro, Sobel recompõe toda a sua trajetória, da infância em Nova York às tensões pelas quais passou durante a ditadura militar no Brasil; dos dilemas da juventude aos recentes acontecimentos que o levaram aos noticiários e que acabaram por precipitar seu desligamento da CIP uma descida aos infernos descrita com coragem e dignidade raras.
Em suas memórias, Henry Sobel discute diferentes aspectos da doutrina judaica, revela episódios decisivos que testemunhou ou protagonizou, expõe suas contradições, dúvidas e temores. Mostra-se ao leitor como é: um líder religioso de extraordinário carisma, um homem de fé comprometido com os embates de seu tempo, um ser humano com a grandeza de reconhecer seus erros e acertos.
Nesta reveladora autobiografia, o rabino expõe todas as suas faces: a do representante da cultura e da religião judaica, do incansável defensor dos direitos de pessoas de todos os credos e origens, do homem acuado e perplexo em busca de respostas. Ao leitor, judeu ou não, abre-se agora o convite para acompanhar a trajetória de uma das mais ricas, complexas e corajosas personalidades de nosso tempo.
Autor: Henry Sobel
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário