O FIO DAS MISSANGAS


Resumo do livro O FIO DAS MISSANGAS

“A vida é um colar. Eu dou o fio, as mulheres dão as missangas. São sempre tantas as missangas.” É assim que o donjuanesco personagem do conto “O fio e as missangas” define a sua existência. Fazendo jus a essa delicada metáfora, cada uma das 29 histórias aqui agrupadas alia sua carga poética singular à forma abrangente do livro como um todo — vale dizer, ao colar em questão. Com um texto de intensidade ficcional e condensação formal raras na literatura contemporânea, Mia Couto demora-se em lirismos que a sua maestria de ourives da língua consegue extrair de uma escrita simples, calcada em grande parte na fala do homem da sua terra, Moçambique, um pouco à maneira de Guimarães Rosa, ídolo confesso do autor.

A brevidade das pequenas tramas e sua aparente desimportância épica estão focadas na contemplação de situações, de personagens, ou de simples estados de espírito plenos de significados implícitos, procedimento típico da poesia. Os neologismos do autor, a que os leitores já se habituaram, para além de mera experimentação formalista revelam-se chaves fundamentais de interpretação da leitura. Não por acaso, a maioria dos contos de "O fio das missangas" adentram com fina sensibilidade o universo feminino, dando voz e tessitura a almas condenadas à não-existência, ao esquecimento. Como objetos descartados, uma vez esgotado seu valor de uso, as mulheres são aqui equiparadas ora a uma saia velha, ora a um cesto de comida, ora, justamente, a um fio de missangas. “Agora, estou sentada olhando a saia rodada, a saia amarfanhosa, almarrotada. E parece que me sento sobre a minha própria vida”, diz a narradora de uma dessas belíssimas “missangas” literárias.


Autor: Mia Couto

29 comentários:

Anônimo disse...

que droga de livro

Anônimo disse...

maravilhoso livro.

Anônimo disse...

estao lendo esse resumo pra UNAERP que eu sei, safados

Anônimo disse...

to lendro pra unaerp msm...

bosta de resumo e livro

faculdade escrota.. olha os livros!!!

Anônimo disse...

tava leno pro PASES, mas nun ajudo muita coisa nao velho.

Anônimo disse...

Pois é, procurei pro PASES também. Será que vai cair na prova discursiva?
Beijos :*

Anônimo disse...

livro lixo

Anônimo disse...

muito lixo vai te
fuder PAAES
arruma uns livro melhor
pro ano q vem blz!

Anônimo disse...

que droga de livro²

Anônimo disse...

uma bosta de resumo msm

mas foda-se
passei em med UNAERP....

qm vir ler esse lixo ano que vem, sera meu BIXO !

Anônimo disse...

Qnta ignorância!!! Esse país ainda tem solução???

Anônimo disse...

que droga de licro, PAAES sabe nem escolher livro

Anônimo disse...

eu ñ sei se esse livro e bom mas vale ne o pro paaes

Anônimo disse...

Adorei o livro cada conto pois um e diferente do outro deixa vc com vontade de saber mais e mostra coisas nao ditas a presença de neologismo da linguagem poetica que surgi,sem falar no drama nas perdas nas:paixoes suicidios amei!!de verdade

Anônimo disse...

ter que fazer provas baseadas nesse livro da até tristeza, ¬¬, se o resumo é chato assim, imagina o livro, "Meu Deus", deve ser um horror.

Anônimo disse...

PAAES ¬¬'

Anônimo disse...

Livro maldito do caralho ve se escolhe algum livro melhor PAAES a vai pro...

Anônimo disse...

Paaes idiotaa

Anônimo disse...

num sei nem pra que ler um livro tão ruim desses aneeem.. se nao fosse esses vestibulares, pode ter certeza, ninguem lia.

Anônimo disse...

eu ainda ñ li mas deve ser muito bom

Anônimo disse...

eu tava lendo pro pases, vai cair esse livro denovo?

Anônimo disse...

PAAES disgraçado,escolhe uns livro fudido pqp,esse ai e o sonetos do camoes sao FODA....

Anônimo disse...

To lendo pro Pases tbm, chatinho ele... O pagador de promessas é mais legal

Anônimo disse...

Nossa que merda, to lendo a parte das 3 irmãs pra um teatro cara q mané homem beijando homem

Anônimo disse...

Este livro é patético. Quase uma literatura infantil. Me surpreende que alguém que está estudando-o para fazer uma prova do PAAES (1a etapa) fique tão atônico assim ao levar em conta a complexidade de uma obra tão simples. Adorarei pegar a vaga de vocês.

Anônimo disse...

O livro é maravilhoso e não é nada infantil. É preciso uma interpretação mais profunda. interessante a escolha desse livro, Mia Couto é uma bom escritor.

Anônimo disse...

vemos mesmo a qualidade dos alunos que vão prestar vestibular e estão procurando resumos... o livro pra vcs é ruim mesmo... o bom deve ser sertanejo e funk...ou hary potter e crepusculo ou sei lá... turma da monica...


Wionara Priscilla disse...

sinto pena dessas pessoas que ficam falando que o livro é uma bosta, bosta é o quem sai da cabecinhas deles. otários

Anônimo disse...

Ôoooooo livro chato de ler!!! demorei três dias, três torturosos dias, cada letra, cada palavra é uma facada no pâncreas +_-