A Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund de Freud é uma tradução da Edição Inglesa, que inclui as notas e comentários do seu editor inglês James Strachey.
Os primeiros volumes foram publicados no início da década de 70, e o último volume da obra foi publicado em 1980 (exatamente o vigésimo quarto volume, índice geral da obra).
Desde então a edição vem sendo continuamente revisada, sem que no entanto, tenha se produzido qualquer alteração significativa na tradução original. No final da década de 80, uma tentativa de produzir um texto mais atualizado foi iniciada.
Apesar das diferentes capas apresentadas desde 1970, ela não era uma nova tradução, mas sim uma revisão mais apurada, que cotejava a edição inglesa com a alemã. Já que a tradução era derivada do mesmo texto em inglês e ainda carregava os mesmo conceitos encontrados no restante da Obra.
O projeto não avançou, mas os primeiros seis volumes desta "revisão" foram incorporados à edição atual.
Portanto o texto atual da Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund de Freud ainda deve ser considerado uma primeira edição, já que a maior parte das traduções ainda são resultado direto da conversão do texto da edição inglesa da obra de Freud para a língua portuguesa.
Adquirindo a coleção completa você ganha também o livro Escritos sobre a Psicologia do Inconsciente - volume I, como brinde!
A nova edição brasileira das obras de Freud agrupa os textos por eixos temáticos e está sendo publicada em duas etapas. Em uma primeira etapa serão publicados os textos mais lidos em psicanálise e obras que refletem a amplitude das idéias de Freud de interesse também para áreas afins, tais como sociologia, pedagogia, ciência política, antropologia, lingüística e ciências cognitivas. Dentro de cada eixo temático a ordem dos textos é cronológica.
Os Escritos Sobre a Psicologia do Inconsciente, publicados em três volumes, reúnem textos de Freud a respeito da formação do inconsciente e seu papel na psicopatologia. Contém os textos que ficaram conhecidos como "trabalhos metapsicológicos" "Pulsões e Destinos da Pulsão", "O Recalque" e "O Inconsciente", os quais figuram entre os mais consultados e citados em psicanálise, além de artigos de interesse geral, tais como "À Guisa de Introdução ao Narcisismo" e "O Fetichismo", entre outros.
Autor: Sigmund Freud
Fonte:www.submarino.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário