RESUMO DO LIVRO DE LONDRES A KATHMANDU: AVENTURAS NA ESTRADA DO ORIENTE
A idéia de partir da Europa e chegar ao Oriente sempre esteve na cabeça do jornalista Marcelo Abreu. Quando ficou sabendo da existência de uma trilha hippie entre a Europa e o Nepal, que refazia trechos da antiga Rota da Seda — a primeira grande estrada do mundo —, Marcelo decidiu que, com mochila nas costas e muita disposição, iria desvendar todos os caminhos, de Londres até Kathmandu. Mas com um detalhe: a viagem seria toda overland, isto é, sempre por terra, jamais recorrendo ao avião. Quando muito, uma travessia curta de navio de um país para outro.
Para isso, Marcelo juntou-se a uma expedição num caminhão Mercedes adaptado, de onde contemplaria quase vinte mil quilômetros das mais diferentes e belas paisagens. O que não significa dizer que tudo foram rosas na viagem. A trilha tinha sido interrompida na década de 70, por causa de uma série de guerras, revoluções e crises políticas em países que ficam no meio do caminho. Apesar de ter sido reaberta, algumas regiões ainda ofereciam certos riscos e desafios a serem superados, como a rebelião dos curdos no leste da Turquia, a tensão política na Síria, o fundamentalismo islâmico no Irã e as sociedades tribais armadas no Paquistão.
Em De Londres a Katmandu, Marcelo Abreu compartilha a descoberta de um mundo misterioso, no qual as imagens preconcebidas cedem lugar a uma realidade muito mais complexa — e muito mais divertida. Seja percorrendo becos na cidade antiga de Damasco, passeando entre jovens cobertas pelo véu no Irã ou circulando entre os sikhs na Índia, o autor captura no seu texto, além das paisagens, o colorido de povos e civilizações que reafirmam com vigor a beleza da diversidade cultural do Oriente.
De Londres a Katmandu é mais um livro da coleção Viagens Radicais, dedicada a aventuras fantásticas e reais nos lugares mais inóspitos, exóticos e interessantes do planeta.
Autor: Marcelo Abreu
Editora: Record
ISBN: 8501054534
Formato: 16X23
Número de Páginas: 182
Nenhum comentário:
Postar um comentário