RESUMO DO LIVRO OS AMANTES DA NOITE
Apresentado ao público brasileiro em A hora da morte, estréia de Petros Markari na Coleção Negra, o comissário Kostas Xaritos — um chefe de polícia de meia-idade, pessimista e mal-casado, que relaxa lendo dicionários — está de volta em mais uma trama instigante, que revela um submundo e os costumes peculiares da Grécia contemporânea que poucos conhecem. Aclamado no mundo inteiro por seus romances policiais, permeados por enredos complexos e habitados por vilões e heróis extremamente humanos, o autor — que é também roteirista de filmes do diretor Theo Angelopoulos (A eternidade e um dia) — imprime em OS AMANTES DA NOITE seu estilo cuidadoso e sucinto.
De férias em uma paradisíaca ilha grega, Xaritos tem sua tão almejada paz interrompida por desastres naturais e pela violência inata do homem. Em um dos raros momentos de tranquilidade que consegue longe da família para ler o Dicionário do Dimitrákou, a ilha é vitimada por um terremoto. Poucas casas restam inteiras, e aquela em que o comissário está hospedado não é uma delas. Como se não bastasse ter de se acostumar a passar o resto das férias dormindo em praça pública, a polícia local o procura para colocá-lo de volta ao trabalho.
Os deslizamentos provocados pelos tremores fizeram emergir um corpo, portando nada além de uma cueca e sinais de luta. As pontas dos dedos foram queimadas, para que não fosse possível identificá-lo por meio das impressões digitais. A solução do caso é quase impossível, mas o comissário não desiste, e o chefe da polícia local pede-lhe que investigue outro assassinato até que os peritos identifiquem o primeiro morto.
O segundo cadáver é de Konstantino Koústas, um figurão das noites de Atenas, dono de restaurantes e casas noturnas, morto a tiros. Tudo aponta para possíveis negócios escusos do empresário, mas conforme as investigações avançam, e a identidade da vítima do primeiro caso emerge, o comissário suspeita estar diante de crimes interligados.
Numa conclusão arrebatadora, Petros Markaris desnuda a índole humana em todos os seus aspectos, evidenciando a corrupção, os impulsos passionais e os extremos a que chegamos quando a vida é posta à prova. Com um elenco de personagens magistralmente construído, OS AMANTES DA NOITE é um romance envolvente, de ironia cáustica, definitivamente imperdível.
Autor: Petros Markaris
Editora: Record
ISBN: 8501087890
Formato: 14 x 21
Número de Páginas: 480
Nenhum comentário:
Postar um comentário