COLEÇÃO HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA

Resumo do livro COLEÇÃO HISTÓRIA DA VIDA PRIVADA

História da Vida Privada - Vol. 1 - Do Império Romano ao Ano Mil
Prefaciado pelo historiador francês Georges Duby, que dirige a coleção ao lado de Philippe Arií¨s, este volume cobre um perí­odo de cerca de oito séculos, do declí­nio do Império Romano à Alta Idade Média ocidental e à Bizâncio dos séculos X e XI. Reúne ensaios que examinam a vida cotidiana de cidadãos e escravos, senhores e servos, compondo um quadro dos comportamentos individuais e sociais no perí­odo abordado.

História da Vida Privada - Vol. 2 - Da Europa Feudal à Renascença
Tratando do perí­odo que se estende do ano mil até a Renascença, a obra traça em linguagem acessí­vel um ví­vido painel de instituições e costumes de fundamental importância para a compreensão do surgimento do homem moderno. Recorrendo a documentos diversos, como cartas, memórias, obras literárias, contratos e à cultura material, os autores realizam um verdadeiro trabalho arqueológico em torno do ainda obscuro domí­nio da vida privada ao longo destes cinco séculos na Europa.

História da Vida Privada - Vol. 3 - Da Renascença ao Séculos das Luzes
Divido em três partes, oferece um quadro abrangente, mas de enorme detalhamento e variedade, de um dos perí­odos cruciais na história do Ocidente: da Renascença ao chamado Século das Luzes. São analisados os diversos fatores que contribuí­ram para dilatar a separação entre o público e o privado, consolidando a sensibilidade e o individualismo que caracterizaram a era moderna.

História da Vida Privada - Vol. 4 - Da Revolução Francesa à Primeira Guerra
Um amplo panorama do século XIX compõe o núcleo central deste volume, que aborda o avanço acelerado da industrialização, a mobilização dos trabalhadores, a redefinição dos papéis sociais de mulheres e crianças, e outras transformações profundas desencadeadas pela Revolução Francesa.

História da Vida Privada - Vol. 5 - Da Primeira Guerra a Nossos Dias
Neste volume, examina-se de que maneira os espaços privados e públicos se articulam no século XX. Os autores recorrem a uma dupla perspectiva: uma história do segredo - pessoal, familiar e mesmo no âmbito de coletividades mais amplas e de um exame da heterogeneidade de grupos mais ou menos estruturados - católicos, protestantes, judeus, imigrantes, comunistas.



Autor: Philippe Aries & Georges Duby

Fonte:www.submarino.com.br

Nenhum comentário: