RESUMO DO LIVRO SÍNDROMES SILENCIOSAS
As disfunções biológicas ocultas que alteram o curso de nossas vidas
"De perto ninguém é normal", já dizia Caetano Veloso. A inexistência de uma normalidade, constatada por Freud, é também o ponto de partida de Síndromes Silenciosas, de John Ratey e Catherine Johnson. A complexidade do cérebro humano e a existência de "falhas" sutis que podem prejudicar a vida das pessoas, sem que elas tenham conhecimento disso, são o tema deste livro impactante, cujo objetivo é mostrar que, embora silenciosas, estas "sombras mentais" costumam causar grandes danos.
Até recentemente, qualquer problema emocional tinha uma explicação psicológica. Os pais acabavam levando sempre a culpa. As "fraquezas" mentais eram vistas como falhas de personalidade. O homem que não consegue falar de seus sentimentos, a mãe que grita com os filhos num momento e os sufoca de beijos no outro, o pai que tem terríveis acessos de cólera. Seriam apenas "tipos" que todos conhecemos, ou haverá algo por trás disso?
Utilizando as mais recentes pesquisas da neuropsiquiatria, o psiquiatra John Ratey, professor da Harvard Medical School, e Catherine Johnson, editora da revista New Woman, oferecem uma nova explicação para tais comportamentos. Eles mostram que alterações mentais quase imperceptíveis - como uma depressão branda ou um leve autismo - podem ser superadas quando compreendidas não só como um conjunto de traços de personalidade, mas também como um conjunto de traços biológicos. Ao examinarem o papel da biologia em inúmeros problemas até agora tidos como simplesmente psicológicos, eles pretendem que cada um de nós possa usar esse conhecimento "para conduzir a carruagem, em vez de sermos levados por ela".
Autor: John J. Ratey
Editora: Objetiva
Ano de Lançamento: 1997
ISBN: 8573021586
Formato: 14 x 21 cm
Número de Páginas: 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário