RESUMO DO LIVRO O CANTO DAS MUSAS
O estudo de poesia feito na sala de aula é apenas uma das maneiras - a mais usual - de se ler poesia. Seja a partir da musicalidade do texto, das imagens que ele sugere, da relação com outras artes ou com outros textos, cada leitor encontra no poema um aspecto que lhe chama mais a atenção e o convida à interpretação. Diante do texto poético, o leitor é incitado a ver, a ouvir, a pensar, a associar, a viver uma experiência estética, a aproximar-se sucessivamente dos textos, a ser curioso, a tolerar as incertezas, a estranhar, a confrontar impressões e interpretações...
Essa é a experiência proposta neste livro, composto pela análise de doze poemas de autores portugueses e brasileiros. Além das informações sobre o poeta e sua época, as interpretações ressaltam, principalmente, aspectos interessantes na forma de cada texto: a tonicidade das palavras, o ritmo, a concretização do som na imagem do poema, as repetições, o silêncio, o não dito etc.
Atentando para a relação entre a poesia e a música, para a importância da sonoridade e do ritmo tanto em uma quanto na outra, cada poema ganhou também uma versão cantada. E, como não poderia deixar de ser, em se tratando de poemas tão diferentes, há um pouco de tudo em matéria de estilo nas doze faixas que compõem o CD que acompanha este livro: desde o samba-canção, passando pelo hip-hop, bossa nova, balada pop, rock, valsa, folk.
Acreditando na importância da literatura na formação de cada um de nós e do papel determinante da escola como promotora de novos leitores, há ainda uma segunda parte do livro dirigida essencialmente ao professor. Nela, um conjunto de orientações e sequências de atividades para se trabalhar com o texto poético em sala de aula é sugerido a partir de cinco grandes temas: ritmo, palavras, imagens na poesia, figuras de linguagem e grandes temas da literatura.
Essa é a experiência proposta neste livro, composto pela análise de doze poemas de autores portugueses e brasileiros. Além das informações sobre o poeta e sua época, as interpretações ressaltam, principalmente, aspectos interessantes na forma de cada texto: a tonicidade das palavras, o ritmo, a concretização do som na imagem do poema, as repetições, o silêncio, o não dito etc.
Atentando para a relação entre a poesia e a música, para a importância da sonoridade e do ritmo tanto em uma quanto na outra, cada poema ganhou também uma versão cantada. E, como não poderia deixar de ser, em se tratando de poemas tão diferentes, há um pouco de tudo em matéria de estilo nas doze faixas que compõem o CD que acompanha este livro: desde o samba-canção, passando pelo hip-hop, bossa nova, balada pop, rock, valsa, folk.
Acreditando na importância da literatura na formação de cada um de nós e do papel determinante da escola como promotora de novos leitores, há ainda uma segunda parte do livro dirigida essencialmente ao professor. Nela, um conjunto de orientações e sequências de atividades para se trabalhar com o texto poético em sala de aula é sugerido a partir de cinco grandes temas: ritmo, palavras, imagens na poesia, figuras de linguagem e grandes temas da literatura.
Compre Este Livro nas Livrarias Abaixo
O Sinopse do Livro está de cara nova. Acesse http://www.sinopsedolivro.net para visitar o nosso novo site com esta e muitas outras sinopses e novas funcionalidades
Autor: Péricles Cavalcanti
Editora: Companhia das Letras
Ano de Lançamento: 2012
ISBN: 9788535920642
Formato: 15.80 x 22.50 cm
Acabamento: Brochura
Número de Páginas: 176
Fonte:Editora Companhia das Letras
Nenhum comentário:
Postar um comentário