RESUMO DO LIVRO A LITERATURA EM PERIGO
O prazer das letras
Em ensaio autobiográfico com nuances de linguística e história cultural, escritor revela volúpia literária
O impacto das palavras abalou a infância de um menino búlgaro de tal maneira que ele não conseguiu mais largá-las. Era a literatura mostrando ao ainda pequeno Tzvetan Todorov suas garras, seu poder visceral nas histórias dos irmãos Grimm, de Hans Christian Andersen, de Victor Hugo em Os miseráveis, e de obras como Tom Sawyer.
Em uma narrativa deliciosa que mescla experiências autobiográficas com referências do pensamento literário e de grandes obras universais, Todorov faz uma prosa despretensiosa, uma conversa com o leitor, na qual se destaca sua destreza como contador de histórias e ao mesmo tempo como crítico e pensador do campo das linguagens.
A edição é enriquecida com textos de Caio Meira, que além da tradução assina o texto de apresentação do livro, e de Jorge Coli, crítico de arte. Ambos enfocam o caráter múltiplo do ensaio de Todorov e apresentam conexões da literatura com outras artes e com o ensino de literatura nos bancos escolares.
Cuidado: Dostoievski em mãos
Todorov não é o único a “reclamar” as façanhas que prega a literatura e seus desdobramentos na vida dos leitores. Alguns se veem perseguidos ou subjugados para sempre por histórias de Dostoiesvki, Kafka, Baudelaire, Oscar Wilde, Cervantes, e personagens emblemáticos como o príncipe Míchkin e Ema Bovary. O crítico cultural e escritor norte-americano Lee Segal, em artigo publicado em 2008 na prestigiada New Yorker, ressalta com humor impagável os “danos” – muitas vezes irreparáveis – que a literatura causa nas pessoas.
Com caráter simbiótico, o livro cumpre um papel raro no campo da teoria literária – o de retratar assuntos densos, com pontos de contato entre várias formas de arte, escritos com leveza e prazer, sem perder o peso que carregam.
A literatura em perigo é um livro com opinião. Todorov exala a fertilidade e o sentido à existência que os livros são capazes de imprimir.
Autor: Tzvetan Todorov
Editora: Difel
ISBN: 8574320897
Formato: 14 X 21 cm
Número de Páginas: 96
Nenhum comentário:
Postar um comentário