RESUMO DO LIVRO DICIONÁRIO DE VERBOS DA LÍNGUA PORTUGUESA
Agora em nova edição, totalmente adaptada ao novo Acordo Ortográfico, com 14 mil verbetes
Como conjugar determinado verbo? Deve-se dizer eu fecho [é] ou eu fecho [ê]? Está certo dizer eles roubam [róbam] muito? Quero que ele peneire [é] ou que ele peneire [ê]? Afinal, onde fica a sílaba tônica? Essas são apenas algumas das dúvidas que a professora Vera Cristina Rodrigues Feitosa e sua equipe ouviram ao longo do processo de elaboração do Dicionário de Verbos da Língua Portuguesa, que, agora em sua terceira reimpressão, apresenta todo o seu conteúdo adaptado ao Novo Acordo Ortográfico.
"Durante a execução do projeto, anotamos as perguntas que nos fazíamos e levantamos outras dúvidas possíveis. A seleção e a organização das informações obedeceram a essa preocupação", comenta a autora. Na apresentação da nova edição, o também professor Evanildo Bechara destaca o alcance do trabalho em relação à apresentação dos verbos: "Essa classe de palavras é estudada no seu sistema flexional e nas relações semântico-sintáticas, fato que tem ocupado grande espaço no aprendizado de qualquer língua com uma construção gramatical complexa, como o português. Na essência, este é um dicionário de conjugação de verbos e de regência verbal."
O Dicionário de Verbos da Língua Portuguesa conta com paradigmas de conjugação, de tempos compostos, voz passiva e uso de preposições, além de um caderno com exemplos dos grandes grupos de verbos. "O dicionário é um instrumento eficiente para os momentos em que as tais dúvidas surgirem. Sua concepção foi pautada pelos aspectos que verificamos, ao longo de três décadas de magistério, como geradores de dificuldades para alunos - do ensino médio à pós-graduação - e para profissionais já atuantes no mercado de trabalho, sobretudo em cargos executivos", explica Feitosa.
Autor: Vera Cristina Rodrigues Feitosa
Editora: Objetiva
Ano de Lançamento: 2011
ISBN: 978539000395
Formato: 17 x 26 cm
Número de Páginas: 0
Nenhum comentário:
Postar um comentário